BAHIA, o POSTE chegou!

Chegamos!


E aqui na Bahia, temos o grande prazer de apresentar o Cordel nas cidades de Ibotirama e Paulo Afonso.
E é na Bahia que o Projeto "...E Tereza vai virando uma pedra às margens do Rio São Francisco..."  vai encerrando suas atividades.
Foi um projeto muito desafiador e importante para o Poste e para o currículo do Cordel do Amor sem Fim. Temos grandes histórias pra contar, registros lindos e lembranças que serão eternizadas desta circulação tão desejada por nós.

Mas... ainda não é hora de despedidas...
Vamos falar da BAHIA, das cidades que irão receber o Cordel neste mês de julho.

IBOTIRAMA

Cidade ribeirinha, banhada pelas águas do rio São Francisco, cujo nome, de origem tupi-guarani, significa “terra de muitas flores”. A origem do seu nome resgata de certa forma, os indícios de que os tupi-guaranis seriam os seus primeiros povoadores, segundo registros encontrados em fontes históricas e vestígios nas rochas, pinturas e desenhos na Vila da Piragiba, situada na região. Aqueles que atravessam a ponte que corta o rio São Francisco, costumam se encantar com a cidade que, vista da travessia, parece um cartão postal, com o seu cais pintado de branco, de onde se avista o “Velho Chico”, que parece passar tranquilamente por ali. O pôr de sol visto do cais é conhecido como um dos cenários mais belos da região. Sua economia se baseia na agricultura, comércio e pesca.Cidade ribeirinha, banhada pelas águas do rio São Francisco, cujo nome, de origem tupi-guarani, significa “terra de muitas flores”. A origem do seu nome resgata de certa forma, os indícios de que os tupi-guaranis seriam os seus primeiros povoadores, segundo registros encontrados em fontes históricas e vestígios nas rochas, pinturas e desenhos na Vila da Piragiba, situada na região. Aqueles que atravessam a ponte que corta o rio São Francisco, costumam se encantar com a cidade que, vista da travessia, parece um cartão postal, com o seu cais pintado de branco, de onde se avista o “Velho Chico”, que parece passar tranquilamente por ali. O pôr de sol visto do cais é conhecido como um dos cenários mais belos da região. Sua economia se baseia na agricultura, comércio e pesca.


PAULO AFONSO


Paulo Afonso é uma cidade jovem considerada uma das melhores cidades do Nordeste. Dinâmica e com um grande potencial de crescimento é conhecida como verdadeiro Oásis do Sertão. A cidade tem posição privilegiada por fazer divisa com Pernambuco Alagoas e Sergipe. A população de Paulo Afonso foi formada por uma mescla de pessoas que vieram de vários estados do País para trabalhar nas construções da CHESF desses pioneiros surgiu à nova geração que hoje povoa a cidade.  Atualmente, o local está ilhado pelo rio São Francisco e muitas comportas, construído pela companhia CHESF, considerando assim o lugar como uma "ilha construída pelo homem".

BARCO ESCOLA em Ibotirama (BA) - Foto: Samuel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas