ESCOLA O POSTE DE ANTROPOLOGIA TEATRAL

















ESCOLA O POSTE DE ANTROPOLOGIA TEATRAL






O Grupo O Poste está com as inscrições abertas para Escola O Poste Antropologia Teatral. O Curso terá duração de oito meses. As aulas irão acontecer terças e quintas das 18h30 ás 21h30. O valor da mensalidade será de R$ 150,00 (cento e  cinquenta  reais).  
O aluno na escola receberá material pedagógico, certificado e no final do curso apresentará um espetáculo como prova pública do resultado da escola dentro dos princípios trabalhados. A direção ficará a cargo do diretor Samuel Santos com assistências de Naná Sodré é Agrinez Melo. Para participar da escola o aluno enviará uma carta de intenção e o currículo para analise para  o e-mail do grupo O Poste oposte.oposte@gmail.com



A Antropologia teatral é o estudo do comportamento do ser humano que utiliza sua presença física e mental em estado de representação artística,    buscando desenvolver  técnicas e vivências para os atores/intérpretes  dentro de uma  dimensão transcultural, que é a  relação de  transformações ocorridas na junção de duas ou mais culturas distintas.

Esses princípios recorrentes em várias culturas pesquisadas por Eugênio Barba vêm sublinhar a unicidade de cada ator, de cada grupo, “de cada horizonte histórico cultural - a descoberta dos princípios comuns da presença cênica para aplicá-los à sua própria exploração (...) a identificação com uma história teatral, transcultural, construída por mestres ou criadores de outras culturas”.
O Grupo O Poste que vem desde 2009 trabalhando esses princípios de treinamento e técnicas, mantem contato com Eugenio Barba e teve a oportunidade de trazê-lo junto com a atriz Julia Varley em 2016  para um vivência no Espaço O Poste. Dentro dos princípios da Antropologia teatral o grupo pesquisa a matriz africana e  conduz um processo de   treinamento baseado nos movimentos e nas energias dos Orixás  chamados de  exercícios ancestrais.
Na Escola O POSTE DE ANTROPOLOGIA TEATRAL 2019 o  aluno entrará em contato com cultura local de  expressões importantes como:  cavalo marinho ,maracatu rural , capoeira, exercícios ancestrais baseados nos movimentos dos orixás como aporte de treinamento para o seu desenvolvimento técnico e identitário e vivenciará   outras diferentes técnicas oriundas de outras culturais como a Dança  do Ventre  ,  Haka,  Tai Chi Chuan e também terá como fermenta para a sua formação a linguagem do palhaço . Na escola o aluno vivenciará as técnicas de treinamento baseadas nos exercícios de Eugenio Barba, Michael Chekhov , Grotowski e  uma cadeira  especial de treinamento vocal .

Quem são os professores e as  disciplinas  da ESCOLA O POSTE DE ANTOPOLOLOGIA TEATRAL ?

A escola terá oito professores que ministrarão as seguintes cadeiras:

                -O corpo-sim no jogo do palhaço-

   Professor ARILSON LOPES. Essa disciplina   visa a sensibilização do corpo para sua comicidade, seu ridículo e a quebra de paradigmas. Por meio do jogo e do improviso proporciona uma introdução ao universo expressivo do palhaço.

           - Capoeira no jogo do ator-

Professor ORUN SANTANA .   A disciplina pretende  elaborar uma prática de capoeira aliada à trabalhos de respiração e consciência corporal e do movimento, elaborando também atividades criativas na busca de um estado de corpo ativo e rico em possibilidades, próprio da capoeira.

-Tradições da Mata: Cavalo Marinho e Maracatu de Baque Solto na construção do ator-

Professora ANDALA QUITUCHE.    A cadeira visa  desenvolver a construção do ator e suas partituras  a partir de duas tradições da Zona da Mata Norte de Pernambuco que são o Cavalo Marinho e o Maracatu de Baque Solto. Esses brinquedos tem como base música, dança e teatralidade, oriundo da miscigenação dos povos que formaram nosso Brasil, sobre tudo, retratam a força e resistência dos trabalhadores rurais e do cultivo da cana de açúcar. Aqui iremos prescindir desse corpo ancestral e de suas origens como mola propulsora para a criação  de códigos e partituras que darão base para a construção de personagens fortalecendo a formação do ator.


  - Dramaturgia dos orixás- Práticas de Treinamento Ancestral do  Grupo O Poste Soluções Luminosas-

Professora Agrinez Melo.  Na cadeira o aluno entrará em contato com sistemática de exercícios desenvolvido pelo grupo O Poste dentro da sua pesquisa O CORPO ANCESTRAL DENTRO DA CENA CONTEMPORÂNEA  cuja pesquisa se deu no terreiro de Matriz Africana  baseados nos movimentos  dos  orixás  

- Work Dance  World – Trabalho de Danças do Mundo-: Método exclusivo

Professora SYLVYA OLYVEYRA. Será uma cadeira que abordará princípios dos movimentos ancestrais das danças do Haka  e a Dança do ventre   a partir dos princípios energéticos .

        -Consciência Corporal: Arte Marcial como ferramenta-

 Essa cadeira será ministrada  por Sifu(mestre) MANOEL RAMOS  Faixa Preta de terceiro Dan. tri- campeão Pernambucano e Campeão Norte-Nordeste  com formação e instrutor  em Shaolin Wing Chun Kung Fu
Tai Chi Chuan ,Instrutor Chi Kung (Método de Respiração Chinesa) ,Massoterapeuta Shiatsu e Reflexologia (Técnicas da Medicina Chinesa).
O mestre  trabalhará os princípios da arte marcial  Tai Chi Chuan combinada a exercícios corporais milenares conhecidos como Chi Kung e Tao Ying, que envolvem  respiração e concentração.

História do Teatro Contemporâneo: A cadeira versará sobre  história do Teatro Contemporâneo a partir da segunda metade do Séc. XX. A mesma será ministrada por NANÁ SODRÉ, atriz, educadora e pesquisadora do grupo O Poste.

Voz Criativa- Equivalência Vocal  A cadeira será focada nas potencialidades vocais de cada aluno pesquisador que explorará diversidades culturais na criação de uma partitura  vocal criativa. A cadeira será ministrada pela atriz e pesquisadora Naná Sodré do grupo O Poste.


                  Interpretação 3 :
Professor SAMUEL SANTOS. A disciplina trabalhará as práticas referentes aos  exercícios desenvolvidos por Michael Chekhov, Eugenio Barba e Jerzy Grotowski  estimulando assim  o ator e a atriz no seu processo  a pensar a interpretação através do corpo: energia, irradiação, contração  dilatação, oposição, ações e partituras físicas   estado prontidão  e a  transformação do corpo cotidiano em extra cotidiano, autonomia e dramaturgia criativa do ator dentro dos princípios de teatro físico e antropológico.
Contatos: :oposte.oposte@gmail.com
Fones : 986496713-Naná Sodré- 987685804- Agrinez Melo -  984848421- Samuel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas