Repertorio O POSTE
Peça CORDEL DO AMOR SEM FIM
Texto Claudia Barral


SINOPSE

Cordel do Amor Sem Fim se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. Na cidade vivem três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza – por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante forasteiro por quem ela se apaixonara no porto da cidade, exatamente no dia em que um almoço marcaria seu pedido de casamento feito por José. Toda a trama então se desenrola em função do tempo de espera de Tereza pela volta de Antônio que vai interferindo na vida dos personagens de forma decisiva.
As três irmãs desta história, um pouco como aquelas de Tchekhov, vivem da espera, na esperança de que um dia algo de importante aconteça e que ocorra uma mudança em suas vidas. Mas, ao que parece, o destino é surdo aos murmúrios dos seus corações.
Em meio ao tempo de espera somos surpreendidos pela paixão que a observadora e insegura Carminha nutre por José. É a partir deste ponto fica evidente como a mesma renova suas esperanças em conquistar o noivo rejeitado pela irmã. Nadando contra a corrente Madalena, a mais velha, procura como pode, evitar que Tereza viva de uma vã promessa, à espera no porto pela volta de Antônio. Madalena via no casamento da irmã a possibilidade de concretização de seus próprios sonhos não realizados.
Com final surpreendente dentro da poética do cordel, Tereza de tanto esperar seu amor acaba virando pedra às margens do rio São Francisco. E o espetáculo contado de forma poética consegue tocar profundamente no sentimento humano, nos levando a fazer parte da trama, por nos vermos refletidos nas situações vividas pelos personagens.

     Participa do festival competitivo Janeiro de Grandes Espetáculos. Onde tem nove indicações no referido festival sendo vencedor de cinco deles: Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator, Sonoplastia e Direção. É convidado para os principais Festivais Internacionais do Brasil como O FILO- Festival Internacional de Londrina, Brasília Cena Contemporânea e POA EM CENA- Festival Internacional de Porto Alegre, participa também em 2011 do Festival Cena Aberta na cidade de Arcoverde/PE, Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Palco Giratório/PE, Aldeia do Velho Chico, Aldeia Yapotan ambos realizado pelo SESC Pernambuco, Projeto Conexão Cultural, Virada Multicultural ambos promovido pela Prefeitura do Recife, Mostra de Teatro de Jaboatão (MOSTEJA) e realiza temporada no Teatro Arraial nos meses de Julho e agosto e posteriormente nos meses de outubro a dezembro de 2011. E em 2012 o grupo foi contemplado com 02 prêmios nacionais são eles: Prêmio de Teatro Myriam Muniz e ProCultura ambos possibilitarão a circulação do espetáculo Cordel do Amor Sem Fim por 05 Estados e 40 cidades banhadas pelo Rio São Francisco, além disso o referido espetáculo participou do Festival Nacional de Teatro de Sergipe no mês de março de 2012.
Em 2015 o espetáculo fará manutenção de temporada e circulação por Pernambuco incentivado pelo prêmio FUNCULTURA do Governo de Pernambuco.











Comentários

Postagens mais visitadas