segunda-feira, 18 de março de 2013

Cordel na estrada ! Passando por CARINHANHA!





O espetáculo que em 2013 completa 04 anos em atividade e tem em seu texto o Rio São Francisco como cenário, fará apresentações em cidades banhadas pelo São Francisco por cinco estados do  Brasil .

Com incentivo do Prêmio Minc Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2011 e com o apoio da Prefeitura Municipal de Carinhanha, o grupo O Poste: Soluções Luminosas iniciou a circulação do espetáculo Cordel do Amor sem Fim por 10 cidades de 05 estados  banhados pelo Rio São Francisco.:Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais .



 O projeto foi pensado pelo desejo de levar o espetáculo CORDEL DO AMOR SEM FIM a sua origem: as cidades ribeirinhas banhadas pelo rio São Francisco. As características regionais e culturais destas cidades são facilmente encontradas no enredo da peça, pois a historia se passa numa pequena cidade às margens do rio São Francisco. Na cidade moram três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza, essa se apaixona por um forasteiro que promete voltar . Assim a moça passa a esperar todos os dias na beira do cais e de tanto esperar por seu amado, Tereza acaba virando uma pedra às margens do rio São Francisco.  

       O Cordel do Amor sem Fim teve a sua estreia no ano de 2009 e já cumpriu diversas temporadas nos principais teatros de Pernambuco e participou dos principais Festivais Internacionais de Teatro do Brasil como O FILO - Festival Internacional de Londrina (PR), Brasília Cena Contemporânea (BR) e POA EM CENA- Festival Internacional de Porto Alegre (RS). Além de participar dos  Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Festival Sergipano de Teatro (SE), Palco Giratório (PE), Aldeia do Velho Chico (PE), Aldeia Yapotan (PE) ambos realizado pelo SESC Pernambuco. Em participação na Bienal Nacional Potiguar de Teatro Natal (RN) recebeu os prêmios de Melhor Cenografia (Samuel Santos), Melhor Ator (Thomás Aquino) e Melhor Atriz Coadjuvante (Agrinez Melo) e no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (2011) recebeu nove indicações e cinco prêmios: Atriz(Naná Sodré), Atriz Coadjuvante(Agrinez Melo), Ator(Tomás Aquino), Sonoplastia(Diogo Lopes) e Direção(Samuel Santos). 
Curiosidades:
- A historia da peça  é baseada em um fato real ocorrido na cidade de Carinhanha
- A peça fez a primeira apresentação da turnê de 2013   no dia 16/03(Ontem!) onde se passa a história – Carinhanha -
- A montagem já recebeu oito prêmios 
- O espetáculo já participou de três festivais internacionais de teatro   

 Algumas frases s sobre o Espetáculo:
“O espetáculo ‘Cordel do Amor Sem Fim’ é uma aula de construção teatral e conhecimento antropológico. ”
“É muito bom acompanhar o desenho coreográfico, atores plenos de seus personagens.”
“Esfuziante, lúdica ora vivaz... Cordel é uma peça pra se degustar como se lê uma poesia escrita num mundo de quatro estações.”
“Os atores jovens e vivos me emocionaram, a encenação apaixonada e criativa de um diretor determinado.”
”Talento e beleza para o teatro pernambucano.”
“Um belo espetáculo mostrando que o Brasil é grande. E o teatro brasileiro, também”.

FICHA TÉCNICA

Texto: Claudia Barral
Músicas: Carlos Barral
Encenação e Cenografia: Samuel Santos
Produção: O Poste: Soluções Luminosas
Atores: Agrinez Melo, Eliz Galvão, Naná Sodré e Thomás Aquino.
Sonoplastia:  Diogo Lopes.


 

Nenhum comentário: