O grupo O Poste Soluções Luminosas


O grupo O Poste Soluções Luminosas surgiu no ano de 2004 como grupo de Iluminação Cênica e durante a sua trajetória assessorou tecnicamente companhias e grupos, desenvolveu atividades em vários espetáculos e ministrou cursos em várias instituições.
Prêmio de Melhor Iluminação pelo espetáculo "O Amor do Galo Pela Galinha D'água"


No ano de 2009 com a montagem do espetáculo Cordel do Amor sem Fim, de Claudia Barral, o grupo ampliou seu campo de atuação, tornou-se também um grupo de produção artística onde as pesquisas teatrais calcadas no resgate antropológico aliado ao teatro físico passaram a nortear as ações dos seus componentes.
Espetáculo "Cordel do Amor Sem Fim". Em cena Agrinez Melo,Suelayne Sue, Naná Sodré e Madson de Paula.

Já com esse perfil o grupo vem há cinco anos, em uma atividade de pesquisa na matriz africana e essa como base   de uma ancestralidade corporal e vocal pelo viés artístico teatral, traçando um paralelo entre as incorporações dos Orixás nos terreiros de Candomblé e Umbanda, procurando aproximar essa investigação aos processos de Michael Chekhov, Vsevolod Meyerhold, Eugenio Barba e Jerzy Grotowski.  A Dança dos Ventos, a Antropologia Teatral, a Biomecânica, a irradiação, as entidades xamânicas e o imaginário dos Orixás fazem parte do   processo na construção e reconstrução dos nossos trabalhos.
Oficina de Biomecânica. (Naná Sodré, Agrinez Melo e Yana Luz) 

Com o  espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” o grupo      cumpriu  temporadas no Recife  e participou   dos   principais festivais internacionais e nacionais  de teatro do Brasil como: FILO (PR), Brasília Cena Contemporânea (DF), POA (RS), Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN), Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), II Festival Sergipano de Teatro (SE), Festival do Riso (PB), Palco Giratório (PB e PE) e FITA (RJ).
Premiação Janeiro de Grandes Espetáculos 


É detentor de 16 indicações e 08 prêmios dentre eles melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor ator, melhor sonoplastia, melhor direção e melhor cenário. E em 2011 o grupo foi contemplado com 02 prêmios nacionais pela FUNARTE são eles: Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2012 e Prêmio Procultura de Estímulo ao Teatro 2010 ambos possibilitaram a circulação do espetáculo Cordel do Amor Sem Fim por 05 Estados e 20 cidades banhadas pelo rio São Francisco.  Além das apresentações nessas comunidades      o grupo realizou oficinas de improvisação e interpretação teatral para jovens e adultos.
Cartaz circulação FUNARTE
Oficina Compondo a Cena - Salvador (BA)

 Em março de 2012 o grupo foi selecionado para o FLAAC - Festival Latino Americano e Africano de Arte e Cultura em Brasília (DF) através do solo do diretor Samuel Santos, "Navio Negreiro - Pelas Perspectivas dos Orixás" que também participou com o solo em Pernambuco e Sergipe.
Samuel Santos no monólogo "Navio Negreiro pela Perspectiva dos Orixás" 


No ano de 2014 o grupo faz o solo “O Desconhecido” da obra de Nelson Rodrigues com interpretação de Samuel Santos e direção de Agrinez Melo e Naná Sodré dentro do projeto Espaço Fiandeiros - Dramaturgia Pernambucana.  Também em 2014 o grupo estreia com a Lei de incentivo as Artes Cênicas de Pernambuco o espetáculo “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues, participa do  20 Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos  e as atrizes Naná Sodré e Agrinez Melo ganham juntas  os prêmios de melhores atrizes coadjuvantes de 2014.
Cartão postal "Anjo Negro"

Após a temporada do espetáculo “Anjo Negro” o grupo inaugura o seu espaço cultural na capital pernambucana O Espaço O Poste.
Espaço O Poste Soluções Luminosas

O grupo em novembro de 2014 cumpriu a temporada do espetáculo “Ombela” texto escrito pelo angolano Manuel Ruy e ganhador do Prêmio Myriam Muniz 2012 na categoria Montagem de Espetáculos. O espetáculo participou do 21 Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2015 e foi ganhador do Prêmio Especial pela Pesquisa em Matriz Africana.
Cartaz espetáculo "Ombela"

Na preparação de sua formação continuada em prol da sua pesquisa corporal o grupo participou na pessoa do seu diretor Samuel do encontro “A Arte Secreta do Ator 2012 – Brasil” com Eugênio Barba e Julia Varley em DF e todo o grupo vivenciou a oficina "Dentro da Maneira do Ator"- com Lina Della Rocca(Teatro Ridotto-Itália) também em 2012; Em 2013 - Oficina “A Ponte dos Ventos com Iben Nagel Rasmussen e Tatiana Cardoso”, Oficina de Biomecânica com o prof. Doutor Érico José  e na  pessoa da atriz Naná Sodré  participou do VI Masters-in-Residence com EUGENIO BARBA e JULIA VARLEY-EDIÇÃO COMEMORATIVA -  O Diálogo das Técnicas ainda em 2013.E nessa residência   a partir do material apresentado pela atriz Naná Sodré foi construído o solo intitulado  “A Receita” que cumpriu temporada no Espaço O Poste em outubro de 2014.  O mesmo solo já participou do I Festival de Teatro do Sertão do Pajeú e do  21 Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2015.
Cartaz espetáculo " A Receita"

Ainda no tópico formação salientamos a participação da  atriz Agrinez Melo na VII Masters-in-Residence com EUGÊNIO BARBA e JULIA VARLEY em 2014/DF.
O grupo também vivenciou intercambio através do projeto Palco Giratório 2015 com o Grupo Ninho de Teatro(CE), Leitura dramatizada do texto de Hermilo Borba Filho “O GENERAL ESTÁ PINTANDO” no Projeto Semana Hermilo 2015,manutenção do  espetáculo “ Cordel do Amor Sem Fim” e nesse momento realiza  circulação pelo estado de PE    
  Os integrantes do grupo O Poste Soluções Luminosas são Naná Sodré, Agrinez Melo e Samuel Santos. 














Comentários

Postagens mais visitadas